Projetos de Pesquisa

PROJETOS COM FINANCIAMENTO

 

 

Professor visitante estrangeiro Fapeg chamada 05/2023-Processo 20231026700117


Descrição:

Professor visitante estrangeiro para visita do professor Weldon Lodwick

Membros: 

Marina Tuyako Mizukoshi - Coordenador / Weldon A. Lodwick - Integrante.

Financiador:

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás

Início: 2023  Final: 2024

 

Análise de estabilidade e bifurcações em sistemas dinâmicos suaves por partes com aplicações 
Descrição:

: O presente projeto de pesquisa propõe o estudo qualitativo de sistemas dinâmicos suaves por partes, abordando aspectos teóricos e de aplicações. Tais sistemas são frequentemente usados para descrever fenômenos envolvendo atrito, saturação, histerese, movimento deslizante, etc; aparecendo em diversos problemas da matemática, engenharias e demais ciências aplicadas. Serão considerados estudos sobre: estabilidade estrutural, bifurcações e caos; existência e estabilidade assintótica de pontos de equilíbrio e ciclos limite; conexões globais; campos vetoriais deslizantes e mapas de primeiro retorno; estabilidade local, global e robustez de sistemas sob controle por modos deslizantes; estudo de casos com aplicações nas áreas de eletrônica de potência, controle não linear, climatologia, biologia, medicina, entre outros. Objetiva-se, em geral, descrever e classificar comportamentos dinâmicos associados às bifurcações de equilíbrios e ciclos limite, com especial atenção aos fenômenos típicos de sistemas suaves por partes. Os trabalhos principais previstos são: estudo de bifurcações de ciclos limite de cruzamento e de equilíbrios de fronteira, análise de estabilidade e projeto de sistemas de controle por modos deslizantes aplicados à eletrônica de potência e ao problema de estabilização do pêndulo invertido.

Membros:  Rony Cristiano (UFG)
Financiador:

CNPq (Bolsa de Produtividade, Nível 2)

Início: 2024  Final: Atual

 

Análise qualitativa de sistemas dinâmicos suaves por partes com simetria, tangencias de ordem superior e aplicações em modelos reais
Descrição: Dentro do contexto de campos de vetores suaves por partes, estabilidade assintótica/estrutural onde ambos os campos de vetores são tangentes à superfície de descontinuidade, ambos são simétricos (reversíveis, hamiltonianos, equivariantes) e o caso onde a superfície de descontinuidade não é a imagem inversa de um valor regular de uma aplicação diferenciável (nesse caso, temos que generalizar/adaptar a convenção de Filippov). Será nosso objetivo o estudo de cotas de ciclos limite para campos suaves por partes polinomiais e, também buscaremos parcerias com pesquisadores de ciências aplicadas como engenharia elétrica e teoria de controle, controle e automação de sistemas, dispersão de doenças, entre outras, para aplicarmos (ou tratarmos especificamente) os resultados obtidos em modelos concretos como sistemas com relê, sistemas SMC-Washout, sistemas com histerese, dinâmica referente à evoluçaão de células cancerígenas, AIDS, Covid-19, dengue, entre outros.
Membros:  Durval J. Tonon (UFG)
Financiador: Universal CNPq 310362/2021-0
Início: 2022  Final:  

 

Sistemas dinâmicos suaves por partes: aspectos locais e globais
Descrição: Este projeto é sobre sistemas dinâmicos suaves por partes. Nosso interesse específico é estudar fenômenos locais e globais dentro desta teoria, tanto do ponto de vista teórico como visando aplicações. Todos os problemas apresentados já são estudados pelos proponentes, ainda que em algum caso especial. Alguns dos problemas propostos são sobre sistemas suaves, pois faltam alguns aspectos da teoria suave que dê suporte ao caso não-suave (em especial no caso dos sistemas com simetria, reversíveis e equivariantes).
Membros:  Ricardo Miranda Martins (UNICAMP-Coordenador), Durval J. Tonon (UFG), Tiago de Carvalho (USP - Ribeirão Preto), Ana Cristina de Oliveira Mereu (UFSCAR), Douglas Duarte Novaes (UNICAMP), Iris de Oliveira Zeli (ITA) e Kamila da Silva Andrade (UFG).
Financiador: Universal CNPq 434599/2018-2
Início: 2019  Final: 2022

 

Geometria, Singularidades e Equações Diferenciais
Descrição: Um primeiro objetivo deste projeto é manter, intensificar e estreitar as relações de parcerias existentes entre os Grupos de pesquisa em sistemas dinâmicos da Universidade de Campinas, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual Paulista Campus de São José do Rio Preto, além das parcerias com diversos pesquisadores de outros centros no Brasil e exterior. Propomos a investigação nos seguintes temas: a) Perturbações descontínuas de centros (descrever e caracterizar os regimes periódicos de classes de sistemas de equações diferenciais descontínuos). b) Sistemas de equações diferenciais polinomiais quadráticas no espaço tridimensional (descrição de comportamentos locais e globais desta classe ampla de equações, com raízes nos fundamentos da teoria qualitativa formulada por H. Poincaré (1854-1912). c) Campos vetoriais reversíveis (classes de equações diferenciais com aplicações à mecânica celeste). d) Sistemas dinâmicos em fibrados (formulação abstrata e unificadora de vários problemas de dinâmica). e) Conjuntos mínimas em vizinhanças de pontos de singulares degenerados (análise de aspectos métricos e topológicos). f) Métodos Homotópicos para Sistemas Dinâmicos Contínuos e Discretos (análise de sistemas dinâmicos e suas deformações em famílias contínuas). g) Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais da Geometria (investigação da estabilidade e bifurcações de várias classes de curvas em superfícies que são definidas/modeladas por equações ordinárias implícitas e/ou singulares).
Membros:  Ronaldo Alves Garcia (Coordenador-local), Jesus Carlos da Mota, Durval Tonon, Rodrigo Euzébio, João Carlos Medrado, Marina Tuyako, Kamilla da Silva Andrade, Bruno Rodrigues, Alacyr Gomes, Ewerton Vieira.
Financiador: PRONEX/FAPEG/CNPq – Programa de Apoio a Núcleos de Excelência
Início: 2018  Final: 2021

 

Sistemas dinâmicos descontínuos singularmente perturbados
Descrição: Neste projeto buscamos generalizar a teoria de sistemas descontínuos singularmente perturbados para a classe mais geral possível de sistemas definidos em variedades sem bordo, bem como estabelecer uma teoria sobre sistemas descontínuos definidos em variedades com bordo, inspirada na teoria de sistemas com impacto. Buscamos também estudar sob quais condições genéricas os sistemas descontínuos singularmente perturbados definem um conjunto aberto e/ou denso, bem como a estabilidade estrutural dos mesmos.
Membros:  Rodrigo Euzebio 
Financiador: CNPq 308652/2022-3
Início: 2023  Final: 2026

 

 

Sistemas dinâmicos descontínuos singularmente perturbados: teoria e aplicações
Descrição: O projeto se enquadra na área de sistemas dinâmicos, em particular nas linhas de pesquisa em sistemas dinâmicos descontínuos e singularmente perturbados, que busca generalizar a família de sistemas dinâmicos descontínuos para considerar espaços de fases com fronteira e unificar esta classe mais geral àquela dos sistemas singularmente perturbados. Uma vez obtida tal teoria, o projeto descreve uma segunda etapa: primeiramente, o estudo das classes de sistemas descontínuos singularmente perturbados que são robustos, suas bifurcações elementares e seus conjuntos limites; posteriormente, buscar-se-á aplicar os resultados teóricos prévios a modelos climáticos relevantes que apresentam descontinuidades e várias escalas de tempo.
Membros:  Rodrigo Euzebio 
Financiador: Universal - CNPq
Início: 2023  Final: 2025

 

Aspectos topológicos e ergódicos de sistemas dinâmicos suaves por partes
Descrição: O estudo de sistemas suaves por partes é bastante recente e tem atraído a atenção pelo caráter prático que assume em áreas como física, engenharia elétrica e teoria do controle, dentre outras. Com efeito, o estudo de tais sistemas têm mostrado que os mesmos fornecem uma modelagem muito mais realista em aplicações do que aquelas governadas por sistemas suaves. Em resumo, no contexto de sistemas suaves por partes supõe-se a existência de uma superfície M de codimensão 1, chamada de superfície de descontinuidade, separando o retrato de fases em duas ou mais partes disjuntas (exceto sobre M), sendo que em cada uma das partes está definido um campo de vetores e sob a superfície M estão definidos os campos de vetores adjacentes. Portanto, sobre pontos de M temos definidos dois ou mais campos de vetores. Neste projeto estudamos aspectos ergódicos e topológicos de sistemas com tais configurações.
Membros:  Rodrigo D. Euzébio (Coordenador-UFG), Durval J. Tonon (UFG), Tiago de Carvalho (USP - Ribeirão Preto), Ricardo M. Martins (UNICAMP) e Márcio R. A. Gouveia (UNESP - S.J. Rio Preto).
Financiador: Universal CNPq420858/2016-4
Início: 2017  Final: 2022

 

Conjuntos minimais em sistemas de Filippov: existência, bifurcação e regularização
Descrição: O presente projeto é composto por 4 subprojetos. No primeiro, Bifurcação e Regularização de Policiclos Tangenciais, estudaremos os sistemas de Filippov admitindo policiclos tangenciais bem como a sua regularização. O estudo da regularização desses policiclos passa obrigatoriamente pelo estudo da regularização de singularidades tangencias degeneradas, o que é feito por meio da Teoria da Perturbação Singular e Métodos de Blow-up. No segundo, Classificação e Regularização de Singularidades, estudaremos a regularização de sistemas de Filippov simétricos, reversíveis e equivariantes, no entorno de suas singularidades. No terceiro, Ciclo de Bykov em Sistemas de Filippov, descrevemos uma versão deslizante do conhecido ciclo de Bykov. Estudaremos a dinâmica num entorno desse ciclo, a qual intuímos ser caótica. Por fim, no quarto e último subprojeto, Ciclos Limite em Sistemas de Filippov Lineares, daremos continuidade a uma série de estudos sobre a existência de ciclos limite bem como cotas superiores para o número desses ciclos em sistemas de Filippov lineares.
Membros:  Otávio Marçal Leandro Gomide (UFG), Kamila da Silva Andrade (UFG), Douglas Duarte Novaes (UNICAMP- Coordenador), Oscar (Cespedes) e Iris de Oliveira Zeli (ITA).
Financiador: Universal - CNPq
Início: 2019  Final: Atual

 

PROJETOS SEM FINANCIAMENTO

 

Um estudo sobre campos de vetores definidos por partes e equações diferenciais da geometria clássica


Descrição:

Trabalhamos neste projeto com os temas: sistemas diferenciais definidos por partes e equações diferenciais da geometria clássica. No primeiro tema, abordamos o problema de determinar cotas para o número de ciclos limite para famílias de campos vetoriais definidos por partes. No segundo tema estudamos configurações de linhas assintóticas e de curvatura em superfícies, além de bilhares e linhas de Kummer.

Membros:  Bruno Freitas (Coordenador-UFG)
Início: 2016  Final: 2026

 

Dinâmica, bifurcações e controle de sistemas dinâmicos suaves por partes com aplicações
Descrição:

O presente projeto de pesquisa propõe o estudo qualitativo/geométrico de sistemas dinâmicos suaves por partes, abordando aspectos teóricos e de aplicações. Tais sistemas são frequentemente usados para descrever fenômenos envolvendo atrito, saturação, histerese, movimento deslizante, \textit{etc}; aparecendo em diversos problemas da matemática, engenharias e demais ciências aplicadas. Este projeto de pesquisa está na área de Sistemas Dinâmicos. Serão considerados estudos sobre: (i) estabilidade estrutural e bifurcações; (ii) existência e estabilidade de pontos de equilíbrio e ciclos limite; (iii) conexões homoclínicas e heteroclínicas; (iv) análise de campos vetoriais deslizantes e mapas de primeiro retorno; (v) estabilidade local, global e robustez de sistemas sob controle por modos deslizantes; (vi) estudo de casos correspondentes a aplicações reais em diversas áreas como a eletrônica de potência, mecânica não suave, controle não linear, biologia, medicina, entre outros. Objetiva-se, em geral, descrever e classificar comportamentos dinâmicos associados às bifurcações de equilíbrios, ciclos limite e superfícies invariantes, com especial atenção aos fenômenos típicos de sistemas suaves por partes.

Membros:  Rony Cristiano (Coordenador-UFG)
Início: 2020  Final: Atual

 

 

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E INVESTIGAÇÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO

Descrição:

Este projeto apresenta propostas de pesquisas e reflexões acerca da teoria matemática ensinada nas escolas de ensino básico de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetiva promover pesquisa, inovação, apresentar bases científicas e quantitativas, divulgar e popularizar a matemática e desenvolver Métodos e Ferramentas Computacionais aplicados ao ensino da matemática básica.

Mais especificamente, busca promover pesquisas e produção de materiais voltados ao ensino básico de matemática a fim de desenvolver nos alunos habilidades e competências matemáticas, além da capacidade de ler e interpretar, estimulando a participação ativa na construção do próprio conhecimento. Pretende-se identificar e analisar a utilização de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, de modo a aferir e desenvolver novas metodologias e abordagens ativas e inovadoras, nas modalidades de ensino presencial, remota ou a distância.

Membros:  Kamila S. Andrade (Coordenador-UFG)
Início: 2021  Final: 2031

 

 

Bifurcações de Ciclos Típicos em Sistemas Não-Suaves Definidos em Duas Zonas
Descrição:

O estudo de sistemas dinâmicos não suaves é uma área de pesquisa atual e em ascensão, sendo uma fronteira comum entre matemática, física e engenharias, onde

várias perguntas simples ainda permanecem não respondidas. Sendo assim, a área é promissora e carece de pesquisadores dedicados à mesma. Por outro lado, o
estudo de ciclos é um tópico importantíssimo na teoria clássica de sistemas dinâmicos e várias questões já respondidas para sistemas suaves necessitam ser estendidas e/ou adaptadas aos sistemas não suaves.Este projeto visa o estudo de bifurcações que ocorrem em ciclos típicos de sistemas dinâmicos não suaves definidos em duas zonas. Ciclos típicos são ciclos quesurgem naturalmente ao se considerar bifurcações de singularidades locais de sistemas não suaves e, para muitos deles, a análise de estabilidade ainda não está feita na literatura. Com base nisso, pretende-se estabelecer diagramas de bifurcação e análise de estabilidade deste tipo de ciclos.

Membros:  Kamila S. Andrade (Coordenador-UFG)
Início: 2016  Final: 2023

 

Bifurcações e Ciclos Típicos em Sistemas Suaves por Partes
Descrição:

O estudo de sistemas dinâmicos não suaves é uma área de pesquisa atual e em ascensão, sendo uma fronteira comum entre matemática, física e engenharias, onde várias perguntas simples ainda permanecem não respondidas. Sendo assim, a área é promissora e carece de pesquisadores dedicados à mesma. Por outro lado, o estudo de ciclos é um tópico importantíssimo na teoria clássica de sistemas dinâmicos e várias questões já respondidas para sistemas suaves necessitam ser estendidas e/ou adaptadas aos sistemas não suaves. Este projeto visa o estudo de bifurcações que ocorrem em ciclos típicos de sistemas dinâmicos não suaves definidos em duas zonas. Ciclos típicos são ciclos que surgem naturalmente ao se considerar bifurcações de singularidades locais de sistemas não suaves e, para muitos deles, a análise de estabilidade ainda não está feita na literatura. Com base nisso, pretende-se estabelecer diagramas de bifurcação e análise de estabilidade deste tipo de ciclos. Vale observar que muitas vezes, para estudar uma bifurcação de ciclo típico, faz-se necessário o estudo de bifurcações de singularidades locais, sendo assim esse também é um dos focos do projeto.

Membros:  Kamila S. Andrade (Coordenador-UFG)
Início: 2024  Final: Atual

 

 

 

Aspectos topológicos e ergódicos de sistemas dinâmicos suaves por partes
Descrição: O estudo de sistemas suaves por partes é bastante recente e tem atraído a atenção pelo caracter prático que assume em áreas como física, engenharia elétrica e teoria do controle, dentre outras. Com efeito, o estudo de tais sistemas tem mostrado que os mesmos fornecem uma modelagem muito mais realista em aplicações do que aquelas governadas por sistemas suaves. Em resumo, no contexto de sistemas suaves por partes supõe-se a existência de uma superfície \(\Sigma\) de codimensão 1, chamada de superfície de descontinuidade, separando o retrato de fases em duas ou mais partes disjuntas (exceto sobre \(\Sigma\)), sendo que em cada uma das partes está definido um campo de vetores e sob a superfície \(\Sigma\) estão definidos os campos de vetores adjacentes. Portanto, sobre pontos de \(\Sigma\) temos definidos dois ou mais campos de vetores.
Membros:  Rodrigo D. Euzébio (Coordenador-UFG), Durval José Tonon (UFG), Ewerton R. Vieira (UFG), Bruno R. Freitas (UFG), Kamila S. Andrade (UFG), Claudio A. Buzzi (Ibilce-UNESP), Márcio R. A. Gouveia (Ibilce-UNESP), Marco A. Teixeira (Imecc-UNICAMP), Ricardo M. Martins (Imecc-UNICAMP), Tiago de Carvalho (FFCLRP/USP), Jaume Llibre (UAB-Espanha), Angie T. S. Romero (discente-UFG), Ana M. A. Silva (discente-UFG), Yovani A. V. Herrera (discente-UFG).
Início: 2019  Final: Atual

 

Campos de vetores suave por partes com simetria ou com tangencias de ordem superior
Descrição: O presente projeto de pesquisa está na área de Matemática/Geometria e Topologia/Sistemas Dinâmicos. Mais precisamente, estudaremos algumas classes de campos de vetores suave por partes. Este plano de trabalho relata os principais problemas que nortearão minha pesquisa nos próximos anos. Pretendemos estudar, dentro do contexto de campos de vetores suave por partes, estabilidade assintótica/estrutural onde ambos os campos de vetores são tangentes à superfície de descontinuidade, ambos são simétricos (reversíveis, hamiltonianos, equivariantes) e o caso onde a superfície de descontinuidade não é a imagem inversa de um valor regular de uma aplicação diferenciável (nesse caso, temos que generalizar/adaptar a convenção de Filippov). Será nosso objetivo o estudo de cotas de ciclos limite para campos suave por partes polinomiais e, também buscaremos parcerias com pesquisadores de ciências aplicadas como engenharia elétrica e teoria de controle, entre outras, para aplicarmos (ou tratarmos especificamente) os resultados obtidos em modelos concretos como sistemas com relê, sistemas SMC-Washout, sistemas com histerese, entre outros.
Membros:  Durval J. Tonon (Coordenador-UFG), Rodrigo D. Euzébio (UFG), Mariana Velter (aluna doutorado PPG Matemática-UFG), João Lopes Cardoso Filho (IFG-Goiânia)
Início: 2017  Final: Atual

 

Dinâmica, bifurcações e controle de sistemas dinâmicos suaves por partes com aplicações
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe o estudo qualitativo/geométrico de sistemas dinâmicos suaves por partes, abordando aspectos teóricos e de aplicações. Tais sistemas são frequentemente usados para descrever fenômenos envolvendo atrito, saturação, histerese, movimento deslizante, etc; aparecendo em diversos problemas da matemática, engenharias e demais ciências aplicadas.
Este projeto de pesquisa está na área de Sistemas Dinâmicos.
Serão considerados estudos sobre: (i) estabilidade estrutural e bifurcações; (ii) existência e estabilidade de pontos de equilíbrio e ciclos limite; (iii) conexões homoclínicas e heteroclínicas; (iv) análise de campos vetoriais deslizantes e mapas de primeiro retorno; (v) estabilidade local, global e robustez de sistemas sob controle por modos deslizantes; (vi) estudo de casos correspondentes a aplicações reais em diversas áreas como a eletrônica de potência, mecânica não suave, controle não linear, biologia, medicina, entre outros.
Objetiva-se, em geral, descrever e classificar comportamentos dinâmicos associados as bifurcações de equilíbrios, ciclos limite e superfícies invariantes, com especial atenção aos fenômenos típicos de sistemas suaves por partes. Buscarei parcerias com pesquisadores da UFG, de outras universidades nacionais e também internacionais.
Membros:  RONY CRISTIANO (coordenador - UFG), DURVAL JOSE TONON (UFG), JOAO CARLOS DA ROCHA MEDRADO (UFG), BRUNO RODRIGUES DE FREITAS (UFG), RODRIGO DONIZETE EUZEBIO (UFG), OTAVIO MARCAL LEANDRO GOMIDE (UFG), DANIEL JUAN PAGANO (UFSC), TIAGO DE CARVALHO (USP - Ribeirão Preto), DIEGO SAMUEL RODRIGUES (FT-Unicamp).
Início: 2020  Final: Atual

 

 

PROJETOS CONCLUÍDOS

Sistemas Dinâmicos Descontínuos
Descrição: O objetivo do presente projeto é o estudo qualitativo de sistemas dinâmicos suave por partes. A relevância desse estudo dá-se à medida que é possível aferirmos sobre a dinâmica de um determinado sistema (ou classe de sistemas) sem necessariamente resolvê-lo explicitamente. Em outras palavras, o objetivo é exibir a estrutura topológica do retrato de fase em estudo. Atualmente este estudo está disponível a uma enorme e heterogênea audiência em diversos setores da ciência. Dentro desse estudo geométrico-qualitativo se destaca as seguintes linhas de pesquisa: estabilidade estrutural, estabilidade assintótica, bifurcação, singularidades genéricas, ciclos limite, entre outras.
Membros:  Durval José Tonon (UFG), Tiago de Carvalho (USP), Buzzi, Claudio A. (UNESP), João Carlos da Rocha Medrado (UFG), Ricardo Miranda Martins (UNICAMP).
Financiador: Projeto Universal CNPq 
Início: 2013  Final: 2016

 

Dinâmica e Controle de Sistemas Suaves por Partes com Aplicações em Eletrônica de Potência.
Descrição: Neste projeto estudaremos qualitativamente sistemas dinâmicos suave por partes que modelam o comportamento de conversores de eletrônica de potência. Através da teoria qualitativa dos sistemas dinâmicos não lineares, e em particular da teoria dos sistemas dinâmicos suaves por partes, será possível obtermos informações a respeito da dinâmica de um determinado sistema (ou classe de sistemas) sem necessariamente resolvê-lo explicitamente. Dessa forma, poderemos prever o seu comportamento a longo prazo, inclusive utilizando de ações de controle para estabilizar determinados comportamentos dinâmicos. A técnica de análise de bifurcações nos permitirá estudar a estabilidade estrutural dos sistemas considerados quando da variação de parâmetros de carga ou de parâmetros de controle das estratégias utilizadas para controlar os diferentes conversores.
Membros:  Durval José Tonon (UFG), Carvalho T (USP), Daniel Pagano (UFSC), Rony Cristiano (UFG).
Financiador: Projeto Universal CNPq - Processo 443302/2014-6
Início: 2014  Final: 2017

 

Equações diferenciais não lineares
Descrição: O projeto “Equações diferenciais não lineares” visa integrar os grupos de pesquisa em Sistemas Dinâmicos dos 3 Programas de Pós-Graduação em Matemática envolvidos na proposta: IMECC/UNICAMP, IBILCE/UNESP e IME/UFG.
Membros:  Marco Antônio Teixeira (coordenador principal-UNICAMP) e Ronaldo Garcia (coordenador local-UFG).
Financiador: PROCAD
Início: 2014  Final: 2020

 

EDO´s e Geometria (Teoria Qualitativa e Geometria das Equações Diferenciais) - 2012/10 26 7000 80 (concluído)
Líder Ronaldo Alves Garcia
Financiador: PRONEX/FAPEG/CNPq – Programa de Apoio a Núcleos de Excelência
Início: outubro/2013  Final: outubro/2016 Mais detalhes

 

Sistemas Dinâmicos Descontínuos - 478230/2013-3 (concluído)
Líder Durval José Tonon
Financiador: Universal/CNPq
Início: 2013  Final: 2016 Mais detalhes

 

Sistemas Dinâmicos não suaves (concluído)
Líder João Carlos da Rocha Medrado
Financiador: Universal/CNPq
Início: 2013  Final: 2016 Mais detalhes