Seminário de sistemas dinâmicos 2022/1

Em 25/07/22 10:46. Atualizada em 22/08/22 10:08.

Professor da UNESP apresenta seminário de Sistemas Dinâmicos no IME!!

 

 

Nesta semana o ciclo de seminários de Sistemas Dinâmicos do Programa de Pós-Graduação em Matemática do IME recebe a ilustre presença do Professor Dr. Paulo Ricardo Silva, da UNESP de São José do Rio Preto, professor de destaque na linha de pesquisas em sistemas dinâmicos, para apresentar um seminário referente as suas pesquisas mais recentes na área. Confira a programação!

 

 

Seminário 11A: 23/08/2022

Palestrante: Prof. Paulo Ricardo Silva (IBILCE/UNESP)

Título:  Retratos de fase globais e local integrabilidade de sistemas holomorfos

Resumo: Sistemas holomorfos planares x'=u(x,y), y'=v(x,y) são aqueles que satisfazem que u = Re(f ) e v = Im(f ) para alguma função holomorfa. Tais sistemas gozam de importantes propriedades dinâmicas, como por exemplo o fato deles não possuírem ciclos limites e também não apresentarem o problema centro-foco. Nesta palestra provaremos que os sistemas holomorfos são localmente integráveis e classificaremos todos os possíveis retratos de fase, no disco de Poincaré, dos sistemas z'= f(z) and z'= 1/f(z), onde f(z) é um polinômio de grau menor ou igual a 4. Além disso, classificaremos todos os retratos de fase dos sistemas de Moebius.

Horário: 10h

Sala: Sala de aula do IME  e pelo link https://meet.google.com/uss-ndwx-beq?hs=224

 

Posteriormente teremos um segundo seminário da aluna Vitória que investigará algumas aplicações de sistemas descontínuos em modelos glaciais. Confira o resumo!

 

Seminário 11B: 23/08/2022

Palestrante: Vitória Chaves Fernandes

Título:  Análise qualitativa de um modelo climatológico.

Resumo:  Richard McGehee e Esther Widiasih apresentam um modelo conceitual de ciclos glaciais, formado por um sistema de três equações diferenciais ordinárias, definida por um campo vetorial descontínuo, no qual provaram a existência de uma órbita periódica atratora. Nesta apresentação faremos uma nova abordagem para tal modelo, modificando certos parâmetros, com o objetivo de verificar a existência de mais órbitas periódicas. Esta nova abordagem, ainda está sendo estudada e conta com a colaboração do professor Rodrigo Donizete Euzébio.

Horário: 11h

Sala: Sala de aula do IME  e pelo link https://meet.google.com/uss-ndwx-beq?hs=224