Soto 80

Em 09/03/22 18:22. Atualizada em 30/06/22 18:47.

Eventos em homenagem a passagem do Professor Jorge Sotomayor conta com diversos pesquisadores renomados.

Para homenagear a memória do professor Jorge Sotomayor que faleceu em janeiro deste ano estão sendo organizados diversos eventos no Brasil e exterior.

Jorge Sotomayor contribuiu para o desenvolvimento da Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais Ordinárias tanto por meio dos seus trabalhos quanto na formação de pesquisadores que hoje lideram diversos grupos de pesquisa em instituições de todo o país, inclusive da Universidade Federal de Goiás. Dentre os livros que escreveu, o Lições de Equações Diferenciais Ordinárias é considerado uma referência nos cursos de pós-graduação do Brasil. “Soto, como era conhecido por todos, foi um dos primeiros doutores formados pelo IMPA e foi professor do IMPA, USP e UNIFEI. Seu trabalho pioneiro em teoria das bifurcações lhe assegurou lugar de destaque na história do desenvolvimento dos sistemas dinâmicos”, comentou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Nesta sexta-feira dia 25/02/2022 ocorrerá o "Memorial day in honor of Jorge Sotomayor" que celebrará, in memoriam, o aniversário de 80 anos do professor Soto, em que diversos pesquisadores e amigos farão apresentações e relatos sobre o trabalho e vida de Jorge Sotomayor.

O evento será transmitido pelo youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=1xVwozogVvQ e demais informações podem ser encontradas no site da Universitat Autonoma de Barcelona http://www.gsd.uab.cat/soto/

Será também organizado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) um conjunto de seminários, realizados de forma remota, ao longo do primeiro semestre de 2022, intitulado SOTO 80.

A programação, com as datas, horários, palestrantes, títulos e resumos pode ser acessada em: